terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Candelabro sem azeite não ilumina

Se você é pregador do evangelho e está amarrado demais às estruturas, ao academicismo, ao sacramentalismo, ao conservadorismo, ao planejamento, à mentalidade empresarial, ao denominacionalismo, à homilética, à toga, ao desempenho, ao visual e à busca da perfeição — ouça com atenção esta palavra do Senhor dos Exércitos dirigida a Zorobabel, aquele que retornou da Babilônia a Jerusalém com o principal grupo de exilados lá pelo ano 537 antes de Cristo:

“Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito” (Zc 4.6).

Para entender melhor o recado do Senhor, fique por dentro do contexto. Na visão do candelabro de ouro, o profeta Zacarias viu um recipiente para o azeite, que ficava na parte superior do candelabro, e as sete lâmpadas e os sete canos, que conduziam o azeite do recipiente às lâmpadas. Além de tudo isso, Zacarias viu “também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda” (Zc 4.1-3).

Zacarias enxergou a peça toda, que inclui a máquina e aquilo que a faz funcionar. Ficou extasiado tanto com a beleza e a estrutura do candelabro como com o papel das duas oliveiras. Era de dois ramos das oliveiras que provinha o azeite que corria para os dois canos e depois para o recipiente, mantendo constantemente acesas as sete lâmpadas.

Candelabro sem azeite não ilumina. Azeite sem candelabro não funciona. Um e outro são necessários e se completam. Culto, liturgia, adoração, ortodoxia e até mesmo pentecostalismo, sem o azeite das duas oliveiras (a presença real do Espírito Santo), são coisas mortas. São apenas “pedras enormes” e “construções magníficas” (Mc 13.1); são “como o som de um gongo ou como o barulho de um sino” (1 Co 13.1, NTLH).
Fonte: Revista Ultimato - Edição 292/2005 -
http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/292/candelabro-sem-azeite-nao-ilumina

Seções — Pastorais

0 comentários:

Postar um comentário

 

  © 2009 Amando De Todo Entendimento!

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika